Sobre Nós

A Nossa História

Por detrás deste conceito e destes produtos está um jovem casal, Marco & Sónia, com formações na área da Gestão e Engenharia Alimentar, respectivamente, que já passaram por diversas experiências profissionais, como Indústria Alimentar em diversos tipos de produtos, Hotelaria, Restauração, etc..

O projecto Bolota Viva é um reflexo da nossa forma de estar na vida e é algo que nos completa a vários níveis, para além de reunir todas as nossas áreas de formação, une ideologias ambientais, de sustentabilidade, de valorização do interior, de valorização do nosso território, das suas características e suas matérias-primas.

Este projecto começou a ser idealizado em Dezembro de 2015, numa altura em que ainda possuíamos um negócio de restauração, e usámos a Bolota como ingrediente num prato festivo. Nessa altura percebemos a dificuldade que era comprar este produto e começámos a descobrir através de pesquisa na internet, todo o potencial nutricional e gastronómico que esta matéria-prima possuía para o consumo humano. Aliado a isto, verificámos também que esta se encontrava quase totalmente por aproveitar e potenciar.

Esta acabou por ser a base de partida da Bolota Viva.

Esperemos que gostem e que se identifiquem!

O Projeto Bolota Viva

O projeto “Bolota Viva” está focado na criação de condições para o crescimento sustentável, com respeito pelo meio ambiente e eco-sistema dos montados.

Pretendemos inovar na criação de novos produtos à base de Bolota, contribuindo para uma crescente valorização do nosso território e de uma matéria-prima actualmente desprezada, mas que possui características únicas e extremamente benéficas para a saúde.

A Bolota tem um enorme potencial a nível nutricional, gastronómico, económico e social e estamos a trabalhar para que esta matéria-prima volte a ser num futuro próximo um igrediente chave na nossa alimentação.

Respeitamos o comércio local, privilegiamos os produtos nacionais e valorizamos as nossas tradições e costumes.

A Nossa Missão

O projeto Bolota Viva tem como principal Missão:

Promover as várias potencialidades da Bolota, alterar a perceção existente sobre o produto e acima de tudo valorizar esta matéria-prima em termos económicos e ambientais, deixando a mesma de ser um sub-produto em todos os Montados;

Produção de produtos à base de Bolota para distribuição nacional e internacional;

Criar produtos alternativos e sustentáveis aos produtos de origem animal e seus derivados, contribuindo para uma sustentabilidade alimentar e ambiental;

Trabalhar em conjunto com proprietários de Montados de forma a sensibilizá-los de que vale a pena efectuar a apanha da Bolota para Venda, e que esta pode deixar de ser apenas utilizada para a alimentação animal;

Criar uma cadeia de valor em redor de uma das matérias-primas mais abundantes em Portugal;

Criar/Cooperar com organizações que apoiem a reflorestação dos Montados, que protejam os sobreiros da recolha de cortiça sem norma ou respeito pela sobrevivência destas árvores, que valorizem a importância dos Quercus a nível ambiental, social e económico, e acima de tudo, que valorizem a Bolota enquanto matéria-prima.

Os Nossos Valores

Respeito

Pelo meio ambiente, eco-sistema dos montados e tradições.

Inovação

Criação de novos produtos à base de Bolota, com principal foco em alternativas alimentares aos produtos de origem animal e seus derivados, contribuindo para a valorização de uma matéria-prima sub-aproveitada, beneficiando assim com sustentabilidade a economia local e nacional.

Sustentabilidade

Acrescentar valor à economia local através do desenvolvimento de parcerias com produtores locais, na preocupação com o consumo consciente de recursos no desenvolvimento da nossa atividade, e através do desenvolvimento de alternativas conscientes para o consumo alimentar.